A forte chuva que atingiu Curitiba ontem, por volta das 9h, deixou várias residências sem energia. Segundo a Copel, cinco alimentadores de circuito de alta tensão foram desligados, deixando os seguintes bairros sem luz: Vila Fanny, Parolin, Guaíra, Uberaba, Campo Comprido, Boqueirão, Alto Boqueirão, Mossunguê e Orleans.
No total, cerca de vinte mil pessoas ficaram no escuro. A Região Metropolitana de Curitiba e Antonina também ficaram sem energia. A Copel, porém, informou que os estragos já foram solucionados e classificaram a chuva como um vendaval.
Já o Simepar diz que a intempérie não chegou a ser um temporal. A forte chuva ocorreu devido aos efeitos da frente fria, que seguiu para o Sudeste do País. “A velocidade do vento chegou a 40 km/h na região do Centro Politécnico, ou seja, foi fraco”, analisa Elizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
De acordo com ele, porém, o índice pluviométrico, entre às 9h e 10h, foi expressivo, chegando a 11 milímetros em menos de uma hora, enquanto o índice de uma chuva moderada seria entre 5 e 6 milímetros. “Apenas choveu muito”, reafirmou Jacobsen. O meteorologista informou ainda que choveu em várias regiões do interior do Estado, principalmente no Norte e no Nordeste. “A instabilidade nessas regiões está grande”, explicou Jacobsen.
Normalidade
De acordo com o tenente Cândido, da Central Integrada de Emergência (Cine), não houve anormalidades. “Não ocorreu nada de grave. Apenas queda de energia, que é normal acontecer”, disse o tenente. Segundo ele, a Cine não recebeu qualquer chamada de emergência, só ligações de pessoas preocupadas com galhos de árvores.