Para os bebês, chorar não significa necessariamente sofrimento, mas sim uma maneira de se comunicar com o mundo. Médicos, psicólogos e educadores reuniram-se ontem no Comitê de Saúde Mental da Sociedade Paranaense de Pediatria, em Curitiba, para discutir as reações dos bebês em diversas situações.
Segundo a pediatra e herbiatra Luci Pfeiffer Miranda, os pais devem ficar atentos para perceber o que exatamente quer dizer o choro de um bebê, pois às vezes essa atitude pode ser apenas “birra”. “Os pais não podem se desesperar quando um bebê chora, pois, se eles se preocuparem demais e mimarem a criança, ela pode perceber que o choro é um meio para conseguir o que quer e, futuramente, crescer sem limites”, ressalta.
Para os profissionais da área, o conhecimento dos pais em relação aos filhos pode ser fundamental na hora de medicar uma criança, já que a causa do choro, junto com a informação dos responsáveis, pode indicar se realmente a criança precisa de medicamentos. “Em geral, as causas do choro não são orgânicas e podem ser resolvidas sem remédio”, acrescenta Luci.