Desde janeiro, o Paraná registrou 13 acidentes com eletricidade, com cinco mortes. No ano passado, foram 38 ocorrências e 12 óbitos no Estado. Para evitar essas situações e conscientizar a população sobre o uso seguro da energia elétrica, a Copel participa da 8.ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

continua após a publicidade

Na próxima semana, cerca de 300 empregados voluntários da energética irão às ruas para levar orientações sobre os principais acidentes por choque elétrico: na construção civil (25% dos casos no Estado), na instalação de antenas de TV, ao soltar pipa e decorrentes do furto de energia.

“Trabalhamos para manter a rede elétrica em condições adequadas e seguras, mas isso nem sempre é suficiente para evitar os acidentes”, explica o diretor de Distribuição da Copel, Vlademir Santo Daleffe. “A população precisa receber orientações sobre os riscos e perigos da eletricidade, e aprender a utilizá-la com atenção e segurança”.

Prevenção

continua após a publicidade

A Copel estima atingir diretamente cerca de 200 mil pessoas em todo o Estado, com palestras educativas em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes. A companhia também está veiculando mensagens com orientações em 300 rádios de todo o Paraná.

Maioria é na construção

No Brasil, ocorreram 818 acidentes com eletricidade no ano passado. Desses, 293 foram fatais. É o menor número dos últimos 12 anos, já que em 2001, foram 381 mortes. A maior parte das mortes ocorreu em acidentes na área da construção ou manutenção civil (84), em ligações elétricas clandestinas (35) e na instalação ou reparo de antenas de TV (22).

continua após a publicidade