Uma comitiva formada por 16 membros do ministério da saúde e representantes das secretarias de saúde de províncias chinesas chegam hoje ao Paraná. Eles vêm conhecer o programa estadual de prevenção e combate à aids e passam dois dias em Curitiba antes de seguir para o Rio de Janeiro.
Esta é a segunda visita que o Paraná recebe de comitivas internacionais em busca da experiência da Secretaria de Estado da Saúde em torno da aids. No ano passado o Estado recebeu a visita de uma missão ucraniana que tinha os mesmos objetivos da comitiva chinesa.
A comitiva chinesa começa o dia na Secretaria de Estado da Saúde, em reuniões com a coordenadora do programa estadual de DST/Aids, Rita Esmanhotto, que fará a apresentação do programa paranaense. “É muito importante essa troca de experiências, eles vêm aprender conosco, mas também podemos aprender com eles”, lembrou Rita.
Após a apresentação, a comitiva segue para o Centro Regional de Especialidades (CRE) da Barão do Rio Branco. Lá eles acompanharão o atendimento multidisciplinar aos enfermos. No CRE, doentes têm acompanhamento médico, psicológico e familiar. A próxima visita será ao Centro de Orientação e Aconselhamento. Depois, eles terminam o dia em uma ONG de direitos humanos. Amanhã, a missão irá visitar o Hospital de Clínicas e o Cemepar, e depois seguirá para o Rio da Janeiro.