Hoje é o último dia do ano chinês. A partir da zero hora de amanhã, os chineses estarão no ano 4701, o ano do macaco. Comemorações devem ser realizadas em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Em Curitiba, amigos e familiares chineses devem se reunir durante a noite, para cear e rezar em agradecimento pelo ano que passou e por prosperidade no novo ano que se inicia.
Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, uma grande festa – com comidas típicas, artesanato, apresentações de artes marciais e danças – deve ser realizada na Associação Cultural Chinesa do Paraná, que tem sede no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. “O objetivo da festa é propagar as tradições chinesas e integrar as culturas ocidental e oriental”, afirma o engenheiro civil e diretor de esportes e lazer da Associação Cultural Chinesa do Paraná, Carlos Chinweita, que tem 44 anos de idade e veio para o Brasil aos 19.
O ano novo chinês tem como base o ano lunar. É calculado a cada 355 dias e, por isso, é anualmente comemorado em datas diferentes. Segundo a tradição, cada ano é representado por um animal. Ao todo, são doze animais diferentes. Cada um tem um significado próprio. O ano que está indo embora é representado pelo carneiro, que simboliza a paz, a serenidade e a sensibilidade.
O ano que começa amanhã será representado pelo macaco, animal que para os chineses é sinônimo de mudanças e estabilidade. “O macaco indica que, no decorrer do ano, podem acontecer alguns imprevistos em diversas áreas. Porém, há a possibilidade de resolução dos problemas através da inteligência”, diz Carlos.
Chinatown curitibana
Na capital paranaense, segundo a associação, vivem cerca de dois mil chineses. A maioria veio para a cidade acompanhados de familiares e em busca de melhores condições de vida. Muitos se estabeleceram como comerciantes na região central, onde é grande o número de pastelarias, lanchonetes, lojas de roupas e importados comandadas por chineses. A maioria ainda não domina muito bem a língua portuguesa, mas mesmo assim consegue conquistar a confiança dos clientes.
O comerciante e estudante Feng Zheng está no Brasil há três anos. Ele veio acompanhado dos pais e do único irmão. “Meu avô e meu tio já estavam aqui. Então meus pais resolveram vir também”, conta. Proprietário de uma lanchonete localizada em frente à Praça Tiradentes, ele costuma passar as manhãs na escola e as tardes atrás do balcão. “Ainda tenho parentes na China e sei que lá eles vão fazer muita festa devido ao ano novo. Aqui a gente vai ficar com os familiares, mas não é costume comemorar muito”, diz.
Outro comerciante chinês, também com lanchonete nas proximidades da Praça Tiradentes, adotou um nome comum no Brasil, Tiago, para facilitar a vida dos brasileiros. “Meu nome chinês ninguém consegue entender nem falar. Por isso, adotei Tiago e esse passou a ser meu nome no Brasil”, explica. Tiago chegou ao Brasil há quatro anos, na companhia dos pais e dos três irmãos. Hoje, já tem esposa e um filho de três anos de idade que nasceu no País. “Não pretendo mais voltar para o meu país, pois já tenho família estabelecida aqui no Brasil. Curitiba é uma cidade muito bonita, onde vivo muito bem”, declara. “Gosto dos brasileiros. Os clientes de minha lanchonete são simpáticos e já fiz muitos amigos por aqui.”
Serviço: Outras informações sobre as comemorações do Ano Novo chinês podem ser obtidas na sede da Associação Cultural Chinesa do Paraná, localizada na Rua Pretextato Taborda, 1813, no bairro Santa Quitéria, ou pelo telefone (41) 329-2463.
