Chineses comemoram a chegada do ano do rato

Os mais de dez mil chineses que vivem no Paraná comemoram hoje o Ano Novo chinês, que este ano iniciou no dia 7 de fevereiro. Este é o ano do rato, que para os chineses é sinônimo de período de abundância, com oportunidades e bons projetos. Segundo o horóscopo chinês, será um ano mais feliz, caracterizado por conquistas amorosas e com menos catástrofes. Ao mesmo tempo, o ano do rato exige cuidado para que não se perca muito rápido tudo o que for alcançado.

Ontem, o início das festas contou com grande roda de tambores, lutas marciais e as tradicionais danças do dragão (com o objetivo de trazer boa sorte e renovação) e do leão (ritual para espantar os maus espíritos e trazer paz), que devem se repetir hoje.

Mais do que uma confraternização entre o povo chinês, a festa do Ano Novo promovida pela Associação Cultural Chinesa do Paraná (Accpar) tem a intenção de divulgar a cultura milenar da China. ?É um evento voltado à comunidade em geral para conhecimento da nossa cultura, pois queremos nos integrar ao povo de onde vivemos?, afirma o presidente da Accpar, William Wing.

Barracas montadas na Accpar vão oferecer diversos pratos que caracterizam a cozinha chinesa, como rolinho primavera; pãozinho chinês feito no vapor; arroz e macarrão chop-suey; frango xadrez; refogado de legumes com tofu; lombinho de porco agridoce; banana caramelizada e pratos combinados.

Na gastronomia chinesa, segue-se o princípio do yin e do yang, pólos contrários que se complementam. Por isso, a idéia é garantir o equilíbrio dos alimentos, mesclando o quente e o frio, o salgado e o doce e o picante e o agridoce.

Tradição

Este é o ano 4.706 do calendário chinês, que representa o ano de nascimento do primeiro imperador da China. Baseado no calendário lunar, que tem 29 ou 30 dias, o Ano Novo Chinês é comemorado entre o final de janeiro e a metade de fevereiro, dependendo do ciclo da Lua. ?O calendário lunar também proporciona condições mais certeiras de previsão de secas ou enchentes, servindo inclusive de orientação às decisões dos dirigentes da China?, disse Wing.

Entre os rituais que não podem faltar durante o Ano Novo da China, está a entrega de um envelope vermelho com moedas ou notas às crianças, para trazer sorte e felicidade, além de fogos de artifício. As cores predominantes para a festa são o vermelho e o dourado.

Quem quiser participar do Ano Novo chinês pode comparecer hoje na Accpar, na Rua Pretextato Taborda Ribas, 1813, no bairro Santa Quitéria, das 12h às 16h. A entrada é franca. Informações pelos telefones (41) 3029-7639 ou (41) 9198-1968.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo