Para o próximo ano são esperados 1,5 milhão de matrículas na rede estadual de ensino. Esta semana a secretária estadual da Educação está lançando a campanha Chamada Escolar, para incentivar os pais a matricular os filhos que vão ingressar no ensino fundamental no próximo ano. Mas a campanha também quer atingir aqueles alunos que por algum motivo abandonaram a escola.

Os pais que tiverem filhos que completam 7 anos até o dia 31 de dezembro de 2003 devem procurar uma escola estadual a partir do dia 18 de dezembro portando a certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz. Apenas em Curitiba as matrículas já começaram e terminam no dia 22. Ao todo, no Paraná, existem 100 unidades estaduais que oferecem ensino de 1.ª a 4.ª série e 70 delas ficam em Curitiba.

Na capital, a matrícula para a primeira série de escolas municipais ocorreu na semana passada. Quem perdeu o prazo ou quer trocar o filho de escola deve procurar os núcleos de educação, que ficam nas Ruas da Cidadania.

Os alunos das demais séries da rede estadual que vão continuar estudando na mesma escola vão ter a matrícula realizada de forma automática. De acordo com o superintendente de Gestão e Infra-estrutura da Seed, Gerson Ida, a medida foi adotada no ano passado e trouxe bons resultados. “Com isto temos tempo para planejar as ações para o próximo ano, como a previsão da compra de carteiras e o suprimento de professores”, explica. Porém os pais precisam comparecer à escola para confirmar a matrícula.

A situação de alunos que vão mudar de escola indo da 4.ª para a 5.ª série e da 8.ª série para o ensino médio também receberão em casa uma carta da secretaria. Nela, há a indicação da escola na qual a vaga do aluno foi garantida.

Em 35 municípios do Estado está sendo usado o sistema de geoprocessamento, que identifica com mais exatidão a casa do aluno, direcionando-o para a escola mais próxima de sua casa. Ele foi implantado em Curitiba ano passado, em caráter experimental, e no próximo ano deve beneficiar outros municípios. Neste sistema os pais também precisam ir até a escola confirmar a matrícula. “Esta providência é importante porque se a matrícula não for confirmada, consideraremos que houve desistência da vaga e ela será disponibilizada a outros interessados”, explica Ida.

Os alunos que desejam retornar aos estudos devem procurar uma escola a partir do dia 27 de janeiro de 2003. A data também é válida para transferências e retorno de escolas particulares para a rede estadual. Os pais que tiverem dúvidas sobre as matrículas podem entrar em contato com a Seed gratuitamente pelo telefone 0800 41-6200. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Maria Nicolas não vai mais fechar

A Escola Estadual Professora Maria Nicolas, na Vila Isabel, vai poder oferecer vagas para a primeira série do Ensino Fundamental no próximo ano. A Secretaria Estadual da Educação (Seed) havia informado os pais que o estabelecimento seria fechado gradativamente conforme os alunos fossem completando a quarta série. Mas a secretária da Educação, Sueli Seixas, voltou atrás depois que a Associação de Pais e Mestres mostrou, em uma reunião, que mais de 100 pais gostariam de matricular os filhos na escola.

Segundo a chefe do Núcleo de Educação de Curitiba, Sarai Batista, a decisão de fechar a escola foi tomada seguindo determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1994, que passa a responsabilidade do ensino de 1.ª a 4.ª séries para os municípios. Mas no caso da Maria Nicolas ela não poderia ser repassada para o poder público municipal, porque o prédio é alugado e a Prefeitura não tem como justificar o gasto a mais, sendo que há escolas com vagas na região.

Sarai disse ainda que eles tinham no cadastro apenas 17 alunos interessados na escola. Mas no cadastro da escola o número era superior. Caso o número não se confirme as turmas de 1.ª série correm o risco de fechar.

continua após a publicidade

continua após a publicidade