Foi realizado na última quinta e sexta-feira o Encontro Regional do Ministério Público sobre Júri, no município de Francisco Beltrão. No evento foram debatidos os desafios do promotor de Justiça no Tribunal do Júri, laudos de levantamento de local de crime, estratégias de linguagem no Tribunal do Júri, denúncia, libelo e quesitos e balística forense.
O evento reuniu mais de 80 promotores e procuradores de Justiça no Centro Sul-Americano de Ensino Superior (Cesul). Atualmente, cerca de 350 dos 477 promotores de Justiça do MP-PR trabalham em julgamentos no júri.
O promotor de Justiça Paulo Sérgio Markowicz de Lima e o procurador Edilberto de Campos Trovão, responsáveis pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Júri do MP paranaense, contam que o objetivo principal do encontro é oferecer aos participantes elementos práticos para o trabalho no júri. ?O promotor do MP do Paraná tem como característica o embasamento técnico, por isso procuramos incluir na programação outros pontos importantes para o júri, como noções de oratória, linguagem corporal, perícia criminal e balística?, conta o promotor Paulo Lima.