Uma manhã ensolarada, sem previsão de chuva, contribui para a presença de cerca de 20 mil curitibanos no desfile cívico-militar que encerra as comemorações da Semana da Pátria hoje (7), no Centro Cívico, em Curitiba. O governador Roberto Requião abriu o desfile que neste ano contou com a participação da Patrulha Escolar Comunitária, quatro escolas da rede municipal de ensino, 43 da rede pública estadual, de escolas que recebem atendimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e entidades civis. Desfilaramm também as tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e grupos da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

continua após a publicidade

Nos auto-falantes instalados ao longo da avenida Cândido de Abreu, ouvia-se uma retrospectiva de acontecimentos importantes do Brasil, como Entradas e Bandeiras, conflitos de fronteira e realizações de líderes brasileiros.

Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira residentes no Paraná, integrantes da Legião Paranaense do Expedicionário, também participaram do desfile. A extinção do Fogo Simbólico da Pátria, às 12h30, encerrou o evento.

Paralelamente ao desfile, ao lado do Palácio Iguaçu, foi realizada a 36ª edição do Paraná em Ação, uma feira de serviços gratuitos, com emissão de documentos, atendimento judiciário, saúde e orientações sobre meio-ambiente, organizada pelo governo do estado para atender a população de Curitiba e região metropolitana. A previsão é de 100 mil atendimentos durante os quatro dias do evento, que começou ontem (6).

continua após a publicidade