A Região Metropolitana de Curitiba será sede de um empreendimento inédito em território nacional. Trata-se do Centro de Educação Profissional em Asseio e Conservação do Paraná – escola profissionalizante especializada em cursos destinados a profissionais da área -, que atenderá trabalhadores como faxineiros, jardineiros, varredores, serventes e coletores. O prédio que abrigará o centro está sendo construído em Almirante Tamandaré, onde profissionais terão acesso a treinamento especializado sobre uso adequado de produtos, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente a preços acessíveis ou até mesmo gratuitamente.

continua após a publicidade

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (Facop), e tem por objetivo atender a um importante nicho de mercado. Só no Paraná, estima-se que um total de 45 mil pessoas trabalhem formal ou informalmente no setor, quase metade – 22 mil – já cadastrada no Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado. Na próxima semana, o governo federal repassará à entidade parte dos R$ 2,3 milhões destinados à construção do centro, que deve dar início às atividades em novembro do ano que vem. ?Serão oferecidos 36 cursos básicos e quatro técnicos, a maioria voltada para desenvolvimento e inclusão social. O que pretendemos é desenvolver ações integradas de educação com o trabalho, a ciência e a tecnologia?, adianta o coordenador do projeto, Pedro Paulo Guerreiro. ?Também promoveremos inclusão digital e aulas destinadas a portadores de necessidades especiais.?

Estão previstos cursos como Empreendedorismo e Informática, além de outros não tanto conhecidos ou disponíveis no mercado. ?É o caso dos cursos de Limpeza de Aeronaves, de Fachada de Edifícios e Hospitalar?, destaca. Ainda segundo Guerreiro, todas farão referência à relação entre trabalho e preservação ambiental, sendo alguns destinados especialmente ao assunto, como os cursos de Gestão Ambiental e Licenciamento Ambiental. ?Os empregados aprenderão a usar corretamente produtos de limpeza, evitando o desperdício e tomando cuidado com a contaminação ambiental e com sua própria segurança?, adianta. Espera-se que, inicialmente, uma demanda de até dois mil alunos de Curitiba e Região Metropolitana seja atendida pelo centro.

continua após a publicidade