Centro de apoio na UFPR ensina libras

Agentes que trabalham com educação e que tenham interesse em aprender ou se aperfeiçoar em libras (língua nacional de sinais) contam, a partir de agora, com um centro de apoio na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

A entidade, criada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Ministério da Educação, também terá atividades para surdos e seus familiares, bem como irá desenvolver material didático em libras.

Segundo a coordenadora do Centro de Apoio aos Profissionais de Educação de Surdos (CAS), Sueli Fernandes, a entidade tem como objetivo oferecer capacitação continuada para profissionais que atuam na área de educação básica ou universitária, assim como para pessoas da comunidade interessadas na área.

Com isso, o CAS espera contribuir para a inclusão das pessoas surdas e para a democratização da educação da língua portuguesa e de sinais. ?Quanto mais profissionais capacitados tivermos, maiores as chances da alfabetização e inclusão das pessoas surdas na sociedade?, diz Sueli.

Para a pedagoga Elizanete Favaro, que é surda e irá trabalhar no CAS, quanto mais pessoas tiverem conhecimento da linguagem de sinais, mais fácil será para a comunicação e a inclusão.

Ela defende que a fluência em libras é importante, porém, o conhecimento sobre a linguagem e sua aplicação também é válido e já ajuda a diminuir as barreiras, na sociedade e mercado de trabalho.

Além de capacitação continuada, o CAS também irá atuar através de núcleos de apoio didático e pedagógico, pesquisa em educação, convivência, além de tecnologias e produção de mídias diferenciadas em libras. Segundo Sueli Fernandes, os cursos para a comunidade sobre libras começam em agosto no CAS, que irá funcionar no subsolo do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo