O sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas-PR) inaugura nesta quinta-feira (12) a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), um espaço que irá receber, reciclar e vender embalagens de resíduos sólidos, como garrafas pet, papel, papelão, latas, vidros, entre outros.
O projeto recebeu investimento de R$ 1,3 milhão de 50 empresas participantes e conta com a participação de 23 associações de catadores de material reciclável. A Central será instalada no município de Pinhais (RMC) e irá beneficiar três mil famílias e gerar cerca de 170 empregos.
A estrutura faz parte de um projeto socioambiental pioneiro no Estado. Os catadores irão recolher os materiais e entregar nas associações, que farão uma primeira triagem e, em seguida, levarão até CVRM que fará reciclagem e a venda das embalagens. O lucro vai para as famílias dos catadores, por meio das respectivas associações.
O projeto, segundo o secretário executivo do Sindibebidas-PR, Luiz Roberto Santos, tem a parceria do Instituto Lixo e Cidadania, que capacita os trabalhadores e vai supervisionar as atividades da CVRM, além de contar com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A Central tem a aprovação do Ministério Público do Meio Ambiente e do Ministério Público do Trabalho, e a iniciativa está em consonância com a legislação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
A solenidade de inauguração da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) será nesta quinta-feira (12), às 10h na Rua Rio Azul, 501 – Vila Emiliano Perneta, no município de Pinhais.