Chamar o resgate social ficou mais fácil. Agora, basta ligar para o telefone 156, para acionar as equipes de atendimento emergencial à população, sem necessidade de ligar para os telefones 1407 e 223.8899.
A mudança foi possível porque a Central 156 passou a funcionar, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. O resgate social já atendia dia e noite e o 156 funcionava das 8 às 20 horas.
No primeiro dia de funcionamento, na segunda-feira passada (09/09), o serviço 156 registrou 90 chamadas após as 19 horas. De segunda a quinta-feira (12/09) foram registradas 8.919 chamadas, 2.868 a mais do que de segunda a quinta-feira da semana anterior, quando foram registradas 6051 ligações.
A Central de Resgate Social, gerenciada pela Fundação de Ação Social (FAS) atende adultos e crianças em situação de risco e que precisam de atendimento emergencial, apoio e atenção. São pessoas que perambulam pelas ruas, sujeitas à violência, miséria e maus-tratos.
Quando o Resgate Social é chamado, equipes de educadores e técnicos capacitados para a função de abordagem buscam estas pessoas e as levam para albergues onde recebem banho, alimentação, roupa limpa, atenção e orientação.
Elas ficam o dia todo e têm a opção de passar a noite no albergue. As crianças são encaminhadas para abrigos e programas especiais de atendimento à infância e adolescência.
A rede de apoio conta com nove abrigos da FAS e 47 conveniados. A Secretaria Municipal da Criança conta com sete abrigos oficiais e 42 conveniados.
