A devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, levou centenas de fiéis para missas nesta quarta-feira (12) em Curitiba. A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes, ficou lotada para a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr Vitti. Nem mesmo a reforma da catedral, que tirou muitos lugares para os fiéis – alguns acompanharam a missa de pé -, atrapalhou a celebração especial para Nossa Senhora Aparecida.
“O povo tem uma devoção muito especial à padroeira do Brasil. Basta acompanhar o que acontece na Basílica em Aparecida do Norte, não só hoje, mas o ano todo. Não há dúvida que esta devoção é a mais apaixonada porque é a considerada a nossa mãe. São muitos milagres, muitas graças que o povo recebe através de Nossa Senhora Aparecida”, contou Vitti.
O arcebispo relatou que é maravilhoso ver, especial na Basílica de Aparecida, a quantidade de agradecimentos dos devotos para as graças alcançadas.
O movimento foi grande na catedral de Curitiba na manhã desta quarta-feira. Além do dia especial, cada devoto tem uma relação íntima e uma rotina estabelecida para homenagear a padroeira do Brasil ou “conversar” com ela todos os dias. A professora aposentada Ana Rodrigues Teixeira disse que não podia perder a missa de hoje. “Sou muito devota de Nossa Senhora Aparecida, a minha mãezinha. Eu durmo com a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.
A dona de casa Joanita Barros chegou a catedral com um terço na mão. “Sempre rezo com ela. Sempre rezo o terço com ela, todos os dias. Tenho muita fé em Nossa Senhora Aparecida e não poderia deixar de vir na missa hoje”, declarou.
Proteção para toda a família. É o que a dona de casa Irene Pinheiro pede todos os dias à Nossa Senhora Aparecida. “Sempre contamos com o apoio dela. Ela me protege. Protege a minha família”, comentou a dona de casa, que é devota de Nossa Senhora Aparecida desde pequena.
História da padroeira
Em 1717, três pescadores tentaram trazem peixes para casa em uma época de escassez. Quando lançaram as redes, recolheram parte de uma imagem quebrada. Em uma segunda tentativa, os três pescadores conseguiram resgatar a cabeça da imagem. Depois disto, os homens conseguiram pescar uma enorme quantidade de peixes e creditaram o fato à imagem encontrada. Era de Nossa Senhora da Conceição, mas começou a ser chamada de Aparecida, diante da maneira como foi encontrada. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil há 80 anos.