O governador Orlando Pessuti foi ontem o primeiro entrevistado do Censo Demográfico Brasileiro 2010, no Paraná, que será realizado durante os próximos três meses em todo o País. “Este trabalho subsidia investimentos e proporciona a elaboração e ampliação de políticas públicas”, disse o governador.

continua após a publicidade

Pessuti, ao lado da primeira-dama Regina Pessuti e seu filho Bruno Pessuti, foi entrevistado pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos. Ele respondeu ao questionário simplificado e demorou cerca de dez minutos para concluir as 37 perguntas.

Só no Paraná, 11.162 mil recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) percorrerão 3,8 milhões de residências até 31 de outubro. Eles usarão credencial (com foto e número de identidade), boné e colete com a logomarca do IBGE. Em caso de dúvida, as pessoas podem telefonar para 0800-7218181.

Segundo Marco Antônio Alexandre, coordenador técnico do Censo, todos os moradores de domicílios coletivos (hotéis, pensões, presídios, asilos, hospitais etc.) serão recenseados, assim como aqueles que vivem em moradias improvisadas, como bares, galpões e tendas.

continua após a publicidade

Perguntas

Em todo Brasil, serão visitados, 51 milhões de domicílios, por 191 mil recenseadores no País, sendo 11.162 nos municípios paranaenses. Eles vão aplicar dois questionários. O básico para 90% dos domicílios visitados. No Censo 2010, foram incluídas quatro perguntas inéditas. Elas são relativas à presença de crianças de até 10 anos de idade sem registro de nascimento; pessoas na família que, nos últimos cinco anos, vivem fora do Brasil por motivos de trabalho ou estudos; tempo de deslocamento que as pessoas gastam na ida e retorno do trabalho; responsabilidade compartilhada pela casa e arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.

continua após a publicidade

O orçamento do Censo 2010 será de R$ 1,677 bilhão. As informações coletadas passam por análise de consistência para verificar a veracidade dos dados antes de computá-los. Em 27 de novembro, o IBGE divulga os dados populacionais e os encaminha ao Tribunal de Contas da União (TCU), para servir de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade.

Internet

Além disso, pele primeira vez, o Censo será 100% informatizado. Em vez de questionários de papel, os recenseadores irão utilizar minicomputadores de mão. A população terá a opção de responder aos questionários pela internet, mas terá de comprovar que não é possível responder às perguntas pessoalmente. Receberá senha e deve responder ao questionário on-line dentro de um prazo determinado.