Na próxima segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará início à coleta de dados para realização do Censo 2010. Pela primeira vez desde que o recenseamento começou a ser realizado, no ano de 1872, os trabalhos serão 100% informatizados, o que irá dar maior agilidade a todo o processo.

continua após a publicidade

Ao invés de questionários de papel, os recenseadores que serão cerca de 191 mil em todo Brasil, sendo 11.162 no Paraná irão utilizar minicomputadores de mão tanto para coleta quanto para transmissão de dados. “Isto irá possibilitar que, no início de dezembro, já tenhamos resultados preliminares com total da população, número de homens, mulheres, habitantes de áreas urbanas e rurais”, diz o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos.

Também pela primeira vez, a população irá poder optar em responder ao Censo pela internet, através de uma senha de acesso ao questionário passada pelo recenseador. Este também irá monitorar para que o questionário realmente seja respondido e transmitido via web, sendo que a participação no censo é obrigatória.

Questionários

O Censo 2010 irá contar com dois questionários, um básico, que será aplicado a quase 90% dos domicílios e irá demorar cerca de dez minutos para ser respondido; e outro completo, cujo preenchimento irá levar perto de uma hora. Em Curitiba, 5% dos 620 mil domicílios que serão visitados, o que corresponde a cerca de 36 mil residências, irão responder ao questionário completo. “Quanto menor o município, maior o número de domicílios que irão responder ao modelo completo”, explica o presidente do IBGE no Brasil, Eduardo Pereira Nunes.

continua após a publicidade

Nos questionários, serão incluídas quatro perguntas inéditas. Elas são relativas à presença de crianças de até 10 anos de idade sem registro de nascimento; pessoas na família que, nos últimos cinco anos, vivem fora do Brasil por motivos de trabalho ou estudos; tempo de deslocamento que as pessoas gastam na ida e retorno do trabalho; e presença de casais do mesmo sexo.

“Em relação às crianças sem registro, existe um residual muito pequeno no Paraná. Porém, a informação é bastante importante principalmente para os estados do Norte e Nordeste. Sobre as pessoas fora do Brasil, vamos poder conhecer, por exemplo, os principais destinos”, comenta Sinval. “A consulta sobre casais do mesmo sexo irá apontar um novo modelo de família. Já o tempo de deslocamento até o trabalho irá permitir aos gestores públicos saber como está a situação do trânsito em suas cidades”.

continua após a publicidade

O orçamento do Censo 2010 será de R$ 1,677 bilhão. A coleta de dados irá até 31 de outubro, com 51 milhões de domicílios visitados em todo País (3,87 milhões no Paraná). Os recenseadores irão a campo utilizando credencial (com foto e número de identidade), boné e colete com a logomarca do IBGE. Em caso de dúvida, a população poderá ligar para 0800-7218181.