Os católicos de Curitiba vão ganhar um novo espaço de adoração. É o Cenáculo dos Adoradores do Santíssimo Sacramento, que funcionará como uma extensão da Igreja da Ordem, que hoje recebe uma média de oito mil fiéis por mês. A obra – com dois mil metros quadrados divididos em três andares – está em fase de execução e deverá ser concluída em outubro. O local servirá como sede oficial dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, e contará com uma biblioteca e livraria católicas, espaços para encontros e reuniões e funcionará 24 horas. Terá ainda um jardim contemplativo que receberá o nome do papa João Paulo II.
O monsenhor Luiz Gonçalves comenta que o novo espaço era uma necessidade, pois a Igreja da Ordem tem capacidade para apenas 150 pessoas, mas recebe um grande fluxo de fiéis e visitantes. O local também é um ponto turístico da cidade, sendo a igreja mais antiga da capital, construída em 1736. Já o cenáculo contará com um auditório para 300 pessoas, além de dormitórios e refeitórios, que trarão mais comodidade para os freqüentadores, a qualquer hora do dia.
O projeto de construção do cenáculo iniciou há dois anos, quando a igreja comprou um imóvel ao lado da Igreja da Ordem em um leilão da Justiça. Todos os recursos empregados até agora – cerca de R$ 800 mil – foram arrecadados através de doações da comunidade. Para isso, ressalta o monsenhor, foram lançadas diversas campanhas.