Horários estendidos

Cemitérios preparados para o Dia de Finados

Com a proximidade do Dia de Finados, cemitérios públicos e particulares se preparam para receber um grande número de visitantes. O Sindicato dos Cemitérios Particulares do Estado do Paraná (Sincepar) estima que, somente em Curitiba e Região Metropolitana, 500 mil pessoas passem nos locais para lembrar os entes queridos até o Dia de Finados. Os cemitérios terão horários estendidos para atender a demanda.

Segundo Robson Posnik, presidente do Sincepar, cada cemitério terá uma programação própria. No entanto, todos oferecerão missas, cultos ecumênicos, segurança e estrutura diferenciada (aumento no número de banheiros e funcionários treinados para a localização das sepulturas, por exemplo) para a visitação, especialmente no Dia de Finados.

Alguns cemitérios investem ainda mais, com lançamento de pétalas de rosa e apresentações de música clássica e corais. No caso dos cemitérios particulares, os familiares não precisam realizar o serviço de limpeza ou manutenção para o Dia dos Finados.

“Nos cemitérios particulares, a família paga uma taxa de manutenção. As administrações mantêm o cemitério arrumado o ano inteiro”, comenta Posnik. De acordo com ele, existem 26 cemitérios particulares na Região Metropolitana de Curitiba.

Nos cemitérios municipais da capital (Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula), as pessoas puderam até ontem realizar serviços de limpeza, manutenção e pequenas reformas nos túmulos.

A partir de hoje, a prefeitura de Curitiba se dedicará à manutenção e aos preparativos para o Dia de Finados. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai deixar todos os acessos dos quatro cemitérios abertos diariamente, entre 7h e 18h.

Informatizado

Neste Dia de Finados, quem passar pelo Cemitério Municipal do Boqueirão poderá usar o novo sistema informatizado para localização de túmulos. A prefeitura instalará um terminal de computador e um funcionário, que ajudará os visitantes na consulta on-line.

O computador ficará no portão principal do Cemitério do Boqueirão. Para localizar os jazigos, basta informar o sobrenome do sepultado e os dados aparecerão na tela, inclusive um mapa digital com o caminho até o jazigo consultado.

“Esse Finados será o primeiro teste real do serviço que deixará o atendimento à população mais rápido”, diz o diretor de Serviços Especiais da secretaria, Augusto Canto Neto. O mesmo serviço será ampliado, em 2010, para os demais cemitérios municipais: Água Verde, São Francisco de Paula e Santa Cândida.

Os quatro cemitérios municipais têm 303.726 túmulos. No Boqueirão, estão 35.380 sepultados e todos cadastrados no novo sistema informatizado. Outras melhorias foram feitas nos cemitérios municipais, como substituição de 300 luminárias por lâmpadas de luz branca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna