Foto: Ivan Amorim

 Estimativa é de 200 mil pessoas no Cemitério Municipal de Maringá.

continua após a publicidade

Mais de meio milhão de pessoas são esperadas hoje nos cemitérios das maiores cidades do Estado. Em Curitiba, a expectativa do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é que pelo menos 100 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios municipais no Dia de Finados (Santa Cândida, Boqueirão, São Francisco de Paula e Água Verde). Mas como a cidade tem ao todo 22 cemitérios, o número de visitantes deve ser muito superior.

No último final de semana, o movimento já foi maior do que o normal registrado nos finais de semana e diversos túmulos já estão floridos, já que muitas pessoas preferiram antecipar a visita. Juntos, os quatro cemitérios municipais têm 31,5 mil túmulos com 297 mil pessoas sepultadas. O horário de visitação vai das 7h às 18h. Quem precisar de ajuda para localizar túmulos deve procurar a administração de cada cemitério, que terá funcionários uniformizados prontos para auxiliar o público. A Prefeitura também organizou uma operação especial com reforço nas linhas de ônibus que atendem os maiores cemitérios da capital, linhas especiais para cemitérios metropolitanos, bloqueios de ruas para missa campal no Água Verde e colocará agentes de trânsito em todos os locais de grande concentração de veículos.

Londrina

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) espera que cerca de 150 mil pessoas visitem os cemitérios da cidade no feriado. Segundo o superintendente da Acesf, Osvaldo Moreira Neto, os cemitérios estarão abertos para visitação das 7h às 18h e em cada local haverá funcionários de plantão para atender os visitantes. ?Estaremos com computadores instalados nas entradas. É só a pessoa dizer o nome completo do falecido, nosso sistema indica a quadra e a sepultura onde está localizado?, explicou.

Para facilitar o fluxo de veículos e de visitantes no Cemitério São Pedro, o mais antigo dos cinco cemitérios do perímetro urbano, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai fechar a pista da Avenida Juscelino Kubitschek em direção a Avenida Higienópolis, que dá acesso ao portal principal do cemitério.

Maringá

continua após a publicidade

A expectativa da Prefeitura de Maringá é de que apenas o Cemitério Municipal, o maior da cidade, receba cerca de 200 mil visitantes. O efetivo da Secretaria dos Transportes (Setran) dará apoio a motoristas e pedestres na área próxima ao cemitério. A expectativa do Cemitério Parque de Maringá é que aproximadamente dez mil pessoas visitem o local. A direção do cemitério destaca que a Missa Campal do Dia de Finados será realizada, às 9 h.

Cascavel

Nos três cemitérios públicos de Cascavel (Central, São Luiz e Jardim da Saudade) são esperadas 60 mil pessoas hoje. A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel (Acesc) irá disponibilizar 80 funcionários para atender a população e fazer o encaminhamento dos visitantes aos túmulos. Os três cemitérios estarão abertos para visitação a partir das 7 horas. Acontecerão missas no Cemitério Central às 9h e às 17h; Cemitério Jardim da Saudade às 9h e Cemitério São Luiz às 9h e às 17 horas.

Foz

continua após a publicidade

Em Foz do Iguaçu, que tem uma grande colônia muçulmana, que não comemora o Dia de Finados, a Prefeitura espera cerca de 40 mil visitantes nos seis cemitérios da cidade.