Seguindo a programação deste mês, diversos eventos vão agitar a Vila Cultural Cemitério de Automóveis nesta semana. O local, que fica na rua João Pessoa, nº 103 (centro), tem apresentado diversas atividades culturais, com enfoque para música, teatro e literatura. O espaço integra o projeto "Vilas Culturais" da Secretaria Municipal de Cultura e recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Nesta terça-feira (20) é dia do "Terça Eu Livro", projeto que tem por objetivo o incentivo à literatura londrinense, com leitura de livros e textos de autores locais. Nesta terça-feira, será realizado o Festival do Mini Conto, que vai analisar o gênero do pequeno conto, formato literário pouco conhecido nacionalmente. O evento, com entrada gratuita começa às 22h e pretende debater o estilo do guatemalteco Augusto Monterroso, autor que mais produz com essa fórmula de texto.
Conforme a coordenadora geral do Cemitério de Automóveis, Christine Viana, a coordenação da atividade será feita pelo escritor londrinense Hernan Shimith, responsável pelo projeto "Terça Eu Livro". "O projeto é aberto ao público interessado em participar de um bate papo literário", afirmou.
Na quinta-feira (22), também às 22h, o baterista londrinense Eduardo Batistella apresenta mais uma edição do "Música na Quinta", projeto que dá espaço aos músicos e bandas locais que têm composições próprias. Nesta semana, o grupo Barca de Papel faz uma apresentação, que, segundo Christine, envolve música, poesia e imagem.
Já na sexta-feira (23), o Cemitério de Automóveis estreia o projeto mensal "Sexta Dentro", com o lançamento do romance policial "Corações de Aluguel", do escritor e dramaturgo Márcio Américo. Além disso, o evento, que será humorístico, está montando um grupo, que pretende, além de realizar apresentações de humor, ser uma base de pesquisa desta linguagem para Londrina e cidades da região. "Será o primeiro evento de comédia stand-up de Londrina", ressaltou a coordenadora, referindo-se ao formato humorístico que está sendo bastante utilizado atualmente no país.
A trupe será coordenada pelo próprio Américo, que já tem experiência na área, porque trabalhou como roteirista de humor para várias emissoras de rádio e TV do país. O grupo ainda não está fechado e humoristas profissionais ou amadores, que têm a intenção de fazer parte do projeto, podem se inscrever pelo telefone (43) 3344-5998 ou pelo e-mail atritoart@sercomtel.com.br. "O grupo será permanente e, futuramente, poderá se apresentar em outras cidades", acrescentou Christine Viana.
Por fim, no sábado (24), será realizado o Cemitério em Festa, com a apresentação do quarteto de rock Rô e o bando. A banda é formada por músicos experientes do cenário musical londrinense, e tem influência de grupos clássicos, como Rolling Stones, Deep Purple, Elvis, Janis Joplin, entre outros. O show está marcado para às 22h, e a entrada custa R$ 5,00.