Ao abrir um site da internet, vários usuários reclamam das aparições dos materiais publicitários e propagandas que surgem na tela do computador, os conhecidos spams. No computador eles se abrem em pequenas janelas e são alvo de muitas reclamações. Alguns sites inclusive já desenvolveram mecanismos anti-spams. Agora, quem também reclama são os proprietários de telefones celulares. Por incrível que pareça, o spam por telefone celular tem se tornado cada vez mais comum.
O diagramador Dante Luiz Alberti, de 35 anos, é uma dessas pessoas. Desde o final de setembro, ele conta que vêm recebendo mensagens sobre promoções e produtos, com números de identificação não reconhecidos. Ele inclusive já entrou em contato com a operadora, mas segundo ele destacou, não seria possível bloquear essas mensagens indesejadas. “Eles não me explicaram o que poderia ser feito para impedir essas mensagens. Em um dia recebi quatro mensagens de um mesmo número”, afirma.
As operadoras de telefonia móvel explicam que nesses casos não existe um controle específico para os aparelhos dos usuários. Além das grandes empresas, que entram em contato com a operadora e fazem contratos diferenciados, os famosos hackers, através de sistemas, conseguem ter acesso a determinados números de aparelhos e formar um banco de dados próprio. Nos Estados Unidos e no Japão, esses problemas já acontecem com mais freqüência.
De acordo com Carlos Alberto, gerente de produtos da Vivo, esse tipo de operação não é permitido, devido a invasão de privacidade que o procedimento está realizando. Segundo ele, nos computadores os usuários têm como deletar as mensagens, e contam com a proteção do anti-spam. Ele explicou que sempre que essas irregularidades são constatadas, a operadora bloqueia o número. “Temos respaldo legal, baseado nos contratos, e podemos suspender o proprietário desse aparelho. Mas somente quando detectamos esse problema. Todo envio de uma mensagem tem que ter uma origem e com procedimentos internos podemos identificar esses casos”, disse.
O representante da Vivo também explicou que a operadora nunca fornece o número dos clientes. Essa é uma recomendação usada em qualquer caso. “Provavelmente, nesses casos de spam pode ser alguém burlando o sistema, não respeitando as regras. Mas os usuários têm que estar atentos, inclusive no cadastro em lojas. Os hackers tem acesso a muitos arquivos e podem conseguir os números dos aparelhos”, completou Carlos Alberto.
A TimSul também destacou que o procedimento pode ser irregular, mas isso tem que ser analisado de caso para caso. De acordo com o diretor de assuntos coorporativos da operadora, José Doroteu Fabro, uma pessoa pode mandar uma mensagem de um celular para outros usuários normalmente. “Esse tipo de operação não dá para controlar. Até porque ainda não existe uma legislação específica, que aponte proibições e que garanta o funcionamento regular do sistema”, disse. Nos contratos com empresas que querem esse tipo de divulgação, existe a legalidade de saber por parte do assinante se quer continuar recebendo as informações ou não.