Diversas paróquias de Curitiba celebraram, em diferentes horários da noite de ontem, a tradicional missa do lava-pés. A celebração, sempre realizada na Quinta-feira Santa, prepara os fiéis para o Tríduo Pascal, ou seja, a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
A missa de lava-pés segue a sequência das missas tradicionais. Porém, no Evangelho, os participantes ouvem sobre o momento em que Jesus lavou os pés dos apóstolos antes de ser entregue para crucificação, dando exemplo de humildade, serviço e amor ao próximo.
“Em muitas paróquias, a ação de Jesus é representada. Geralmente, são escolhidas doze pessoas (simbolizando os doze apóstolos) para terem seus pés lavados. A missa de lava-pés é tradicional dentro da Igreja e feita em memória ao exemplo de humildade dado por Jesus”, comentou o reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no Alto da Glória, padre Celso Vieira da Cruz.
Na paróquia Senhor Bom Jesus, situada na Praça Rui Barbosa, na região central, a missa atraiu muitas pessoas. O frei responsável pelo igreja, Délcio Lorenzetti, afirmou que o período em que acontece o Tríduo Pascal não é de tristeza pela morte de Jesus, mas sim de esperança. “É um período de fé e, ao mesmo tempo, de alegria por Jesus, que deu a vida por nós e para nos salvar”, declarou.
Após as missas de lava-pés, os altares das igrejas foram desnudados e as imagens do Santíssimo retiradas. As mesmas foram colocadas em locais especiais das paróquias, para adoração dos fiéis. Hoje, Sexta-feira Santa, as diversas paróquias da capital também mantêm uma extensa programação religiosa.