A Legião Paranaense do Expedicionário está convidando a comunidade curitibana para participar das comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial, ocorrido na Europa no dia 8 de maio de 1945. As festividades no Museu do Expedicionário começam hoje, com a abertura de uma exposição de viaturas militares, às 10h, e se estendem até a tarde de segunda-feira.
As comemorações têm como objetivo o resgate da memória da população e a valorização da participação do Brasil na guerra. ?Muita gente diz que os soldados brasileiros foram mandados à Europa para passear, e não tendo participação efetiva em combates. Isto é uma grande inverdade e o Museu do Expedicionário tem como função fazer com que a realidade dos fatos seja de conhecimento dos cidadãos?, afirma o diretor de patrimônio do museu, Geraldino Werner.
Fto: Arquivo/O Estado |
Cerimônias começam hoje. |
Na opinião de Geraldino, que é um ex-pracinha, o sucesso dos brasileiros é comprovado pela tomada de Monte Castelo, ocorrida em 21 de fevereiro de 1945, na Itália. ?Os brasileiros participaram de quatro ataques a Monte Castelo. Eu estive em alguns e lembro das dificuldades que enfrentamos em meio à neve.?
O ponto alto das comemorações promovidas pelo museu acontecerá na segunda-feira, com a realização de uma solenidade cívico-militar que contará com a participação de outros ex-pracinhas. Na ocasião, O Estado receberá o diploma ?Amigo da Legião Paranaense do Expedicionário?.