Alunos que terminaram o ensino médio poderão se inscrever em cursos técnicos pós-médio oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A instituição vai oferecer este ano 360 vagas, que serão distribuídas em cursos ministrados nas unidades de Curitiba, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira e Pato Branco.

No próximo ano o Cefet espera ampliar essas vagas, atendendo a mais de setecentos alunos. Já em uma segunda etapa deverão ser reativadas escolas técnicas em outras cidades do interior do Estado, mantidas pela Secretaria Estadual de Educação. Pelo menos é o prevê um convênio assinado ontem entre o Cefet e a Secretaria, esclareceu o diretor de ensino do Centro Federal, Carlos Eduardo Cantarelli.

O objetivo da oferta desses cursos é atender aos alunos que terminam o ensino médio e acabam não ingressando em uma universidade. “Eles receberão uma formação técnica e terão condições de disputar o mercado de trabalho”, disse.

Os dez cursos oferecidos inicialmente já fazem parte da grade da instituição, mas todos atendem uma demanda vocacional de cada região. Em Curitiba, há vagas nos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Construção Civil, e em Cornélio Procópio, nas áreas de Manutenção Industrial e Gestão de Produção. Na unidade de Medianeira, será ministrado o curso técnico de Saúde e Segurança do Trabalho, e na de Pato Branco, de Secretariado Executivo. Em Ponta Grossa está programado o curso de Processamento em Alimentos, e em Campo Mourão, o curso será definido em 2004.

Seleção

As inscrições para o processo de seleção dos alunos será de 29 de setembro a 3 de outubro nos núcleos da Secretaria do Cefet em Curitiba, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Será necessário apresentar o comprovante de conclusão do ensino médio e renda familiar.

A seleção dos candidatos será feita de acordo com uma escala de pontuação criada pela instituição, onde se pretende atingir primeiramente os alunos que estudaram em escola pública e tenham renda familiar baixa. Essa metodologia, diz Cantarelli, dá oportunidades para os alunos que não tiveram escolaridade ou condições financeira suficientes para concorrer em um vestibular. As aulas dos cursos técnicos no interior iniciam dia 13 de outubro, e em Curitiba, dia 24 de novembro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade