Foto: Átila Alberti/O Estado

Prefeitura de Pinhais está usando água das cavas, sem tratamento, para molhar ruas de terra batida.

continua após a publicidade

A cidade de Pinhais, inclusa no grupo cinco do rodízio de racionamento, está fornecendo água das cavas naturais do município à Sanepar. Com o sistema de bombeamento, a empresa retira a água e a conduz até a Estação de Tratamento de Água (ETA), para posterior distribuição.

Segundo o secretário de Infra-estrutura Urbana e Ambiente de Pinhais, Jandir Nogueira, foi o modo que o município encontrou de auxiliar no combate à estiagem. ?A natureza nos beneficiou com as cavas e podemos usá-las para garantir um auxílio no abastecimento?, diz.

Uma pequena parte da água disponível nas cavas está sendo utilizada para molhar as ruas de terra batida de alguns pontos do município. E antes que a medida cause qualquer polêmica em tempos de água escassa, Nogueira explica que é uma medida paliativa relativa à falta de chuvas. ?É uma questão de saúde. O pó que vem se formando devido à seca é prejudicial à população. Por isso, a única alternativa é aguar o solo. Mas isso está sendo feito de modo comedido e com água sem tratamento para consumo?.

Para resolver o problema do pó, as chuvas previstas para a Grande Curitiba amenizariam a situação. Porém a frente fria que veio do Rio Grande do Sul passou rapidamente pela região leste e já está no oceano. O único reflexo sentido foi a queda da temperatura na noite de quinta-feira, marcada também por vento frio.

continua após a publicidade

Agora, a chuva só deve aparecer na terça-feira, quando mais uma frente fria formada na Argentina deve chegar ao Paraná. ?Acreditamos que essa tenha mais intensidade e possa trazer as chuvas?, diz a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Sheila Paz. Mas ela reforça que a precipitação servirá apenas para amenizar os efeitos da seca, não sendo significativa para o abastecimento dos reservatórios de água.

Rodízio

Enquanto Pinhais auxilia no abastecimento de água, a Sanepar continua firme no plano de racionamento. Hoje, às 16h, o fornecimento do grupo formado integralmente pelo Rebouças, e parcialmente pelo Abranches, Água Verde, Alto da Quinze, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Campina do Siqueira, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Juvevê, Mercês, Parolin, Pilarzinho, Prado Velho, São Lourenço, Seminário e Vista Alegre, será restabelecido. Às 14h, o corte no fornecimento será pela segunda vez no grupo formado pelo Alto da Glória, afetado integralmente, e pelo Alto da Quinze, Bacacheri, Cajuru, Cabral, Capão da Imbuia, Centro, Cristo Rei, Guabirotuba, Hugo Lange, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Prado Velho, Tarumã e Uberaba, afetados parcialmente, e também parte do município de São José dos Pinhais.

continua após a publicidade

Aqueles que ainda não sabem em que parte do rodízio estão incluídos podem acessar o site www.sanepar.com .br, de posse do número da matrícula impressa no canto superior direito da conta de água. Outra opção é ligar para o número 115.

Apesar de o rodízio já ter entrado na segunda semana, a avaliação sobre os resultados obtidos nos primeiros sete dias de rodízio será divulgada apenas na segunda-feira.