Escolhido por Jesus para seu apóstolo e primeiro papa da igreja, São Pedro foi homenageado ontem, no seu dia, nas três paróquias de Curitiba que levam o seu nome. “Temos uma veneração especial a ele, porque foi fiel à missão de Jesus Cristo”, explicou o pároco Jacob Tonus, da Igreja Matriz do Umbará, Paróquia São Pedro. A devoção ao santo reúne milhares de fiéis nas santas missas e também nas festividades, marcadas principalmente pelo tradicional churrasco.

Além do dia de ontem, o padroeiro São Pedro tem em sua homenagem mais um dia de festa, hoje. Na Paróquia do Umbará as celebrações acontecem, às 7h30 e às 10h30, quando são esperadas entre 1.500 a 2 mil pessoas. Depois a festa prossegue com almoço à base de churrasco, maionese, risoto e outras. Os visitantes poderão passear pelas barracas de guloseimas e brincadeiras e, à tarde assistir à apresentação dos alunos da Escola Padre Cláudio Morelli.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila Tingüi, as homenagens ao santo começou na última quinta feira, com uma missa em ação de graças. E, desde ontem, às 10 horas, o clima é de muita festa, que encerra hoje, às 19 horas, com mais uma missa. Como o mês é típico de festa junina, não faltam também pinhão, quentão e pipoca, mas o almoço com o churrasco da igreja também está garantido. Na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Xaxim, a festa teve início ontem, às 18h, com a missa seguida de procissão e benção das chaves. Depois houve quadrilha e arrasta-pé. E hoje, às 7 h, uma missa será celebrada. Para quem quiser assistir à final da Copa, jogo do Brasil X Alemanha, um telão foi colocado no pátio da igreja. E, às 10h30, outra celebração está agendada. E o dia segue com almoço, bingo e outras atividades.

Três igrejas e uma multidão de fiéis

“Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”(Mateus,16,18). De Cristo, a quem o apóstolo São Pedro amou ardentemente, ele ouviu estas palavras. E hoje, o santo, que somente em Curitiba tem três igrejas que levam seu nome, tem inúmeros devotos. “A devoção a ele aumenta cada vez mais, porque ele tem muita força diante de Deus”, conta o padre Jacob Tonus, da Paróquia São Pedro e São Paulo, no Umbará.

Os devotos de São Pedro fazem questão de dizer que o santo é o chefe da Igreja. A história explica que antes de sua paixão, o Senhor Jesus escolheu alguns discípulos aos quais deu o nome de apóstolos. Dentre estes, somente Pedro mereceu representar em toda a parte a personalidade da Igreja inteira, pela palavras de Jesus que lhe disse: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus” (Mateus, 11,19). São Pedro marca os primeiros momentos da vida religiosa umbarense quando, há 106 anos, em 29 de junho de 1896, é realizada a benção da Igreja Matriz de Umbará. Entre as inúmeras devotas está Ottilia Dallarmi, que há mais de trinta anos se dedica aos preparativos da festa paroquial. “É uma forma de agradecimento. A gente espera ansioso do dia da festa”, conta.

A tradição de participar dos festejos é repassada de pai para filho. Esta também é a história de Ana Chiminacio, que recorda que a festa em homenagem a São Pedro, era uma das únicas que participava quando era solteira. Atualmente, Ottília e Ana fazem questão de colaborar no preparo da maionese, do risoto, da farofa e das saladas. Enquanto isso, o churrasco fica por conta de José Fernando Parolin, presidente da comissão organizadora da festa e devoto do santo. “É uma tradição dos avós. É um prazer participar e uma forma de doação através do trabalho”, declara. (JM)

continua após a publicidade

continua após a publicidade