Católicos celebram o Tríduo Pascal

Padres de diversas paróquias de Curitiba se reuniram ontem de manhã, na Catedral Basílica, para a missa e benção dos Santos Óleos (chamada missa do Crisma ou Crismal), onde também puderam fazer a renovação de suas promessas sacerdotais.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano da capital, dom Moacyr José Vitti, e marcou o início do Tríduo Pascal, que é considerado o mais importante período do ano litúrgico e se estende até o Sábado de Aleluia.

“Hoje (ontem), iniciamos a caminhada para celebrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na Páscoa, celebramos a maior festa do cristianismo, que é a ressurreição de Cristo. A Páscoa é o fundamento de nossa fé”, disse o arcebispo.

A benção dos Santos Óleos (óleo de oliva misturado com perfume) acontece exclusivamente na Quinta-feira Santa, por ser o último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.

Na celebração, foram consagrados os óleos que serão utilizados durante todo o ano, em todas as paróquias, nas celebrações do Batismo, Crisma (sacramento da confirmação), Unção dos Enfermos e Ordenações.

A Igreja Católica não sabe dizer com precisão como e quando a benção conjunta dos óleos teve início. Porém, a mesma já é uma tradição adotada há vários anos. “A benção dos Santos Óleos ocorre somente na quinta-feira antes do domingo de Páscoa em função da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

A Eucaristia é a fonte de todos os outros sacramentos”, comentou Dom Moacyr. “Desejo que, no período da Páscoa, Cristo ressuscitado esteja presente no coração de todos, trazendo muita paz e esperança de transformação”.

Já a renovação das promessas sacerdotais aconteceu após a homilia. O bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, Dom Dirceu Vegeni, estava entre os religiosos que a realizaram.

“O padre, quando é ordenado, assume alguns compromissos, como os votos de pobreza, castidade e obediência. Hoje (ontem), renovamos estes compromissos. Nós temos um ministério pela frente e precisamos sempre estar renovando nossa fidelidade com Jesus e a Igreja, nos colocando a serviço do povo de Deus”, declarou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo