O Parque Nacional do Iguaçu (PNI), pela quarta vez, atingiu a marca de um milhão de visitantes durante o ano. O comerciante Paulo Metzka, de Tocantins, foi o milionésimo turista a passar pela catraca do Centro de Visitantes do PNI, ontem pela manhã.
E, para a ocasião, foi montada uma festa, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., com apresentação da banda do Exército, chuva de balões, papel picado e champanhe. O visitante também recebeu um pacote especial com os principais atrativos do Parque.
O acontecimento mudou os planos de viagem de Metzka, que pretendia permanecer em Foz do Iguaçu apenas até a tarde de ontem. Ele, sua esposa e suas duas filhas poderão aproveitar o tradicional passeio pela Trilha das Cataratas, além do passeio de barco Macuco Safári, da Trilha do Poço Preto e fazer rapel e arvorismo.
Em sua primeira visita ao parque, o comerciante também ganhou um vôo de helicóptero, almoço no Porto Canoas, luau nas cataratas e uma diária no Hotel das Cataratas. Um vale-compras no valor de US$ 600 do Dutty Free Shop de Puerto Iguazú foi entregue a Metzka, e mais brindes das lojas de lembranças da Cataratas S.A., cortesias para o parque das aves e para o circuito especial de Itaipu.
Visitação
O PNI recuperou o número de visitantes neste ano, em comparação com 2006, quando a baixa foi de 12%, causada pela estiagem que reduziu o volume de água das cataratas. A gerência também destaca a desvalorização das moedas estrangeiras, a copa do mundo e as eleições como fatores que contribuíram para a redução em 2006.
Em 2005, foi quando o PNI registrou o maior número de visitantes de sua história, alcançando 1.084.239 pessoas. ?Por marcar a recuperação da visitação, ultrapassando novamente a marca de um milhão, a comemoração deste ano foi ainda maior que em 2005. Vamos continuar a trabalhar para repetir esse bom resultado nos demais anos?, afirmou o gerente comercial das Cataratas do Iguaçu, Adélio Demeterko. Os outros anos em que o PNI alcançou mais de um milhão de visitantes foi 1986 e 1987.