O ônibus da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal de Curitiba para castração de animais domésticos e educação de guarda responsável entrará em funcionamento nesta segunda-feira (10). Equipado com materiais cirúrgicos, ele circulará pelos bairros de Curitiba e região metropolitana, oferecendo gratuitamente o serviço à população de baixa renda.
A apresentação do veículo será no campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, Jardim das Américas, às 10 horas. O “Castramóvel” é coordenado pelo Departamento de Medicina Veterinária da UFPR em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
O ônibus foi equipado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e conta com todos os equipamentos e exigências de um centro cirúrgico, além de um local apropriado para o pós-operatório dos animais. “O principal objetivo não é fazer esterilizações em massa, e sim funcionar como uma unidade móvel da campanha para guarda responsável”, conta o presidente da Rede de Defesa e Proteção Animal, Marcos Traad.
As castrações serão feitas apenas em animais que tenham donos e sem complicações clínicas que possam interferir na recuperação pós-operatória. As áreas por onde o ônibus circulará e os critérios de atendimento serão definidos pelos municípios. Em Curitiba, o Castramóvel será vinculado a famílias atendidas por programas sociais, por exemplo, nas relocações da Cohab, Câmbio Verde e outros.
Uma das exigências para a castração dos animais é a de que eles recebam também a identificação eletrônica – microchip (carteira de identidade eletrônica) com os dados do proprietário e do animal. Além disso, as famílias terão obrigatoriamente de participar das atividades de educação para guarda responsável.
“A contrapartida é a responsabilidade das pessoas, única forma de eficaz de controle populacional de animais domésticos”, diz Traad.