O antigo Parque Castelo Branco, que por muito tempo abrigou exposições agropecuárias, será reaberto com nova função. A área de 85 hectares, próxima à Estrada da Graciosa, passará a se chamar Parque da Ciência. Ontem, a coordenação do projeto apresentou a secretários municipais de turismo das cidades envolvidas (Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras) e ao setor hoteleiro da região, detalhes sobre o novo empreendimento. Para a remodelação do espaço, que ocupará parte da estrutura antiga, serão gastos R$12 milhões. Os recursos são provenientes dos Fundo Estadual do Meio Ambiente, Fundo de Desenvolvimento Urbano e Fundo de Incentivo à Atividades Culturais.
O coordenador geral do projeto, Ednei Bueno do Nascimento, disse que a intenção com o novo espaço é promover o conhecimento, a cultura e o lazer. “Esperamos que em novembro já estejam funcionando os espaços onde eram os galpões de exposição. Lá serão feitas apresentações com temas como cidades, água e energia, sem que o ambiente seja prejudicado, como era anteriormente”, explicou, lembrando que o Parque Castelo Branco foi fechado em 1999 por não atender a algumas exigências da legislação ambiental.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Colombo, Antônio Ricardo Milgioransa, afirmou que é totalmente favorável ao novo parque. Pela proximidade do local com alguns pontos do Circuito Italiano de Turismo Rural da cidade, que seria beneficiado com a atração de mais turistas à cidade. “A expectativa é que o público, que hoje é de 10 mil por mês, seja de aumentado em 15%”, estimou o secretário.
Para a executiva de contas do Sol Inn Graciosa, hotel de uma rede espanhola que acaba de se instalar nas imediações do parque, Luciane Aparecida Zielinski, a idéia de estabelecer parcerias com a direção do parque, apresentada ontem, é ideal. “No próprio parque há cerca de cem alojamentos. Mas o público que procura nosso hotel é diferenciado e por isso, todo o excedente de pessoas será dividido entre os hotéis que apóiam a iniciativa da construção do parque”, contou Luciane.