A Secretaria da Saúde do Paraná monitora dois pacientes que apresentam sintomas de gripe suína, mas não são considerados suspeitos. Os dois casos estão na regional de Curitiba, e dos quatro registros suspeitos no estado, três são da capital e um foi notificado na regional de Cascavel, que engloba 25 cidades do oeste do estado.
A secretaria alerta que não há motivo para pânico e informa que todas as medidas estão sendo tomadas, entre elas o plano de contingência para a influenza que se aplica tanto à gripe suína quanto à aviária.
De acordo com a secretaria, o Paraná dispõe de um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, que funciona como retaguarda para este tipo de situação e mantém um grupo técnico-operacional trabalhando e se reunindo diariamente. O grupo orienta as unidades básicas de saúde e as equipes de Saúde da Família quanto ao diagnóstico e à notificação de casos, além de ações preventivas nos municípios.
No final da tarde de hoje (4), o secretário de Saúde, Gilberto Martin, deve se reunir com os membros da Comissão Permanente para o Enfrentamento da Gripe A (H1N1) para discutir o panorama no estado e ações de vigilância que a secretaria vem desenvolvendo.