O Departamento de Saúde Ambiental (DAS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem o novo boletim da dengue no Estado. Os dados mostram que esta foi a semana do mês que apresentou o menor índice de novos casos. O número de casos subiu de 3,9 mil na semana passada para 4.058 esta semana no Paraná, o que representa um aumento de 4,05%.
“Estamos trabalhando para que esses números se reduzam a cada semana”, diz o diretor do Departamento de Saúde Ambiental, José Francisco Konolsaissen. Além do constante trabalho em parceria com as regionais para orientação à população, a secretaria já anunciou o lançamento, em junho, da campanha de prevenção à dengue para 2004. “Para garantir que não haja proliferação do mosquito no verão, o cuidado com água parada tem que começar já no inverno, o que não foi feito nos governos anteriores”, argumentou.
Das 22 regionais de saúde existentes no Estado, 17 regionais apresentam casos de dengue. A 17.ª Regional é a responsável pelo maior número de casos confirmados – 2.796 casos, sendo Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Sertanópolis as cidades com maiores índices de incidência da doença. Foz do Iguaçu, da 9.ª Regional, também encabeça a lista, estando com 515 casos confirmados.