A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Cascavel já definiu os termos do edital para o processo de licitação do serviço de coleta de lixo. O documento deve ser encaminhado hoje para revisão à Procuradoria Jurídica e ao setor de Compras da Prefeitura. O prazo para o término do processo de licitação é 15 de novembro, quando termina o contrato emergencial feito com a concessionária Engelétrica Coleta Geral Concessões (CGC), atual responsável pelo serviço.
Segundo o secretário Paulo Carlesso, o município tem a alternativa de fazer novamente um contrato emergencial com a atual concessionária atual, caso hajam dificuldades no processo de licitação e ele não seja concluído até a data prevista. Neste caso, o contrato emergencial seria uma alternativa para manter o serviço e não prejudicar a população.
Apesar do edital definitivo não estar pronto, estão previstas algumas alterações dos trabalhos prestados pela concessionária. Uma delas é a ampliação do número de ruas varridas e a realização de coleta diária em alguns bairros, onde hoje o lixo é coletado a cada três dias. O secretário Paulo Carlesso garante ainda que outros serviços serão atribuídos à concessionária vencedora, como a esterilização do lixo hospitala.
Além do processo de licitação, a administração colocará em funcionamento este ano a nova área do aterro sanitário, que tem 10 hectares e atenderá as necessidades nos próximos dez anos. A exemplo da área atual, antes de ser iniciada a construção do novo aterro foram feitas pesquisas para garantir a preservação ambiental. No total, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 250 mil entre a aquisição da nova área e construção das valas.