Uma casa antiga, típica dos imigrantes italianos, está abandonada na Avenida Toaldo Túlio, no São Braz. A estrutura chama a atenção de quem passa pela vida, seja pelas condições físicas, ou possível importância histórica. O imóvel está com as janelas e portas quebradas e parte do teto danificado.
A casa também foi alvo de vandalismo, evidenciada pelas pichações e vidros quebrados. Moradores e comerciantes da região, que preferem não se identificar, contam que o local frequentemente é ocupado por moradores de rua. Apesar disso, não há problemas com quem entra na casa para dormir.
O casarão seria patrimônio histórico, segundo o relato de alguns moradores, e estaria à venda há alguns anos. A dificuldade na venda estaria justamente no fato de ser tombada, o que torna necessário o proprietário adotar uma série de medidas específicas. O terreno pertenceu a uma família de imigrantes italianos e a casa foi construída quando ainda só andava carroça onde hoje é a Toaldo Túlio. A residência teria quase cem anos, nos cálculos improvisados de quem mora na região.