Dos 650 casais que fizeram as inscrições para o casamento coletivo na última edição do Paraná em Ação de Curitiba, aproximadamente 500 estão habilitados, com a documentação em dia junto aos cartórios, para oficializar a união que, em muitos casos já existe há mais de 10, 20 ou até 30 anos.
Destes, 200 casais confirmaram a presença na cerimônia de casamento coletivo que será realizada no dia 19 de dezembro, em Curitiba, em local ainda a ser definido.
Segundo a coordenadora do Paraná em Ação, Clecy Amadori, esse número tende a crescer. “Os cartórios ainda estão recebendo algumas certidões, e se os casais estiverem habilitados e quiserem participar da cerimônia ainda há tempo”.
Para o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, as cerimônias de casamento coletivo representam um dos grandes marcos do Paraná em Ação, porque todas essas pessoas têm a chance de oficializar suas relações.
“É gratificante ver a emoção de casais que já estão juntos há décadas concretizarem o sonho de oficializar a união. Para nós, incentivar valores como a família e dar a oportunidade de exercer a cidadania plena são essenciais” afirma Buabssi.
O coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, afirma que o programa já propiciou a união de quase cinco mil casais nesses cinco anos do programa.
“O Paraná em Ação é um sucesso graças à união de inúmeros parceiros, que se empenham em prestar os mais diversos serviços gratuitamente, principalmente para aqueles menos favorecidos”, destaca Marcírio.