Dos 582 casais que fizeram as inscrições para o casamento coletivo na última edição do Paraná em Ação de Curitiba, 519 estão habilitados com a documentação em dia junto aos cartórios para oficializar a união que, em muitos casos, acontece a pessoas que vivem juntas há até 30 anos.
Dos 519, 200 casais confirmaram presença na cerimônia de casamento coletivo que acontece no dia 4 de dezembro, em Curitiba, no Museu Oscar Niemayer.
“É gratificante ver casais que estão juntos há muito tempoconcretizarem o sonho de oficializar a união. Para nós incentivar valores como família e dar a oportunidade de exercer a cidadania plena são essenciais”, afirma o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi.
O coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, afirma que o programa propiciou a união de 10 mil casais nos últimos cinco anos. “Assegurar a gratuidade de todo o processo de casamento civil só é possível graças ao empenho e determinação do Irpen – Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná, parceiro do evento”. Segundo Machado, o programa é um sucesso devido aos parceiros que se empenham em prestar serviços gratuitos, principalmente para os menos favorecidos.