Casamento católico ganha novas normas

A Arquidiocese de Curitiba mudou algumas normas para a celebração do sacramento do matrimônio, que vão começar a valer a partir de 2008. De acordo com o padre Gilson Camargo, especialista em liturgia (ciência que estuda os ritos), as mudanças foram feitas porque, com o passar dos anos, foram introduzidos alguns costumes na celebração que nunca existiram. Esses costumes ?criados? pelas pessoas acabaram prejudicando o rito, segundo o padre.

?Com o tempo, a igreja precisa purificar o rito do sacramento do matrimônio?, afirmou. Uma das mudanças é com relação aos padrinhos. Originalmente, explicou o padre, não existiam tantos padrinhos na celebração. ?O correto são apenas duas testemunhas. A igreja tem apenas dois sacramentos que têm padrinhos: o batismo e a crisma?, esclareceu. Camargo disse ainda que celebrações com muitos padrinhos acabam prejudicando o bom andamento da cerimônia. ?O padre precisa de pelo menos 30 minutos para celebrar o matrimônio, mas o que percebemos é que quando há muitos padrinhos o tempo fica escasso e o padre acaba tendo que fazê-lo muito rápido. Isso agride o rito da igreja?, reiterou.

Outra mudança considerada importante pelo padre diz respeito às damas e pajens. Segundo ele, agora são os noivos que terão que levar as alianças no dedo direito e apenas trocá-las de mão na hora do rito. ?As damas também acabavam atrasando ainda mais as celebrações?, comentou o padre.

Profissionais da fotografia e vídeo terão que se adequar às novas normas para a celebração do matrimônio nas igrejas de Curitiba. O momento em que o padre fala sobre a palavra de Deus, por exemplo, não poderá ser filmado ou fotografado. Durante a explicação do padre ao casal sobre o ato sacramental (quando o noivo e a noiva se recebem e se aceitam mutuamente) também não será permitido fazer imagens. Até mesmo os músicos terão que seguir determinados critérios durante o rito. ?Não queremos prejudicar o trabalho desses profissionais, mas achamos que deve haver limites?, disse o padre.

Outra mudança que deve privilegiar a escolha dos noivos é que, a partir de agora, nenhuma comunidade paroquial poderá se vincular a empresas prestadoras de serviço, como floricultura, foto e filmagem, além de cerimonial.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo