Justiniano Lopes e Emília Viana, 70 anos de união. |
A comunidade rural de Santa Rita, em Goioerê, abriga há 33 anos uma bela história de amor. Juntos desde a infância, Justiniano Lopes da Silva, 93 anos, e Emília Esteves Viana da Silva, 87 anos, comemoram hoje seu 70.º aniversário de casamento. As bodas de vinho serão comemoradas com missa na propriedade do casal. O evento deve reunir a grande maioria dos catorze filhos (somente treze estão vivos), 42 netos e dezessete bisnetos do casal.
Luiz Lúcio Lopes, de 49 anos, é o quinto filho mais novo do casal. Ele contou como seus pais se conheceram. Segundo Luiz, os dois moravam em Salinas (MG). Emília ficou órfã de mãe aos 10 anos e ainda era muito nova quando começou a namorar Justiniano, que na época cuidava de sua mãe enferma. O casamento só veio a acontecer em 22 de setembro de 1932.
Doze anos depois, o casal deixou Minas e foi para Marília (SP). Também viveram em Rinópolis e Picatu, também no interior paulista. Luiz contou que foi em Picatu que seu pai conseguiu adquirir seus primeiros 14 alqueires de terra. “Certo dia foram visitar uma irmã de meu pai em Goioerê. Gostaram tanto do lugar que resolveram voltar e morar lá em 1969. Daí iniciaram produção de café, amendoim e principalmente algodão”, contou o filho, destacando que hoje seus pais criam gado.
“Eles, mesmo com alguns problemas de saúde que passam, sempre estão juntos. Quando um fica um pouco longe, o outro logo já fica preocupado”, contou Luiz.
A filha caçula do casal, Vânia Regina Lopes Paixão, 41, afirmou que o relacionamento de seus pais é maior do que 70 anos. “Ao todo são mais de 80 anos de convivência, considerando e o tempo em que eles se conheceram e namoraram”, afirmou Vânia.