Uma casa diferente tem chamado a atenção de moradores e turistas no distrito de Novo Sarandi, a cerca de 30 quilômetros de Toledo, região oeste do Paraná. A casa foi construída no alto de um pé de manga, a dez metros de altura, e tem cerca de dez metros quadrados. A construção não é utilizada como moradia, mas, além de atrair visitantes, o local também está sendo utilizado para reuniões familiares e churrascos com os amigos.
A comerciante Dione Rech, esposa de Leocir Rech, que construiu a casa, fala que o marido decidiu fazê-la em cima da árvore para agradar a filha de quatro anos, Rafaela. A construção, toda de madeira, existe há cerca de um ano. “Ela adora assistir ao desenho animado do Pica-Pau e pediu a casa igual à dele”, conta Dione. A família vive no mesmo terreno, na parte de trás, onde há várias árvores de manga. “Meu marido preservou as árvores, não cortou nada para fazer a casa”, diz. Segundo o cunhado de Leocir, o radialista César Rech, os galhos foram até aproveitados. “A casa tem uma peça só, mas os galhos viraram prateleiras e divisórias”, explica. Para o acesso foi construída uma escada de 21 degraus. O radialista conta, ainda, que já participou de um jantar com nove pessoas no local. “E ainda sobrou espaço”, garante.
Leocir Rech não trabalha com construção civil, segundo Dione. Ele é um pequeno agricultor e Dione tem uma mercearia. Ambas as atividades servem de sustento para a família. Quem quiser visitar o local pode ligar para (45) 3273-1248. A visita não é cobrada.