A ?Casa do Burro Brabo? – uma residência antiga considerada ícone no bairro Bacacheri, em Curitiba – passará por obras de restauro. Recentemente, o Ministério Público do Paraná ganhou, em última instância, uma ação civil pública pedindo que a casa fosse restaurada pelos proprietários. A construção, localizada na Avenida Erasto Gaertner, pertence à empresa Oca Engenharia e Empreendimentos Ltda. e foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado em 1992.
A decisão vem sendo bastante comemorada pela população do Bacacheri. O poeta João Bello, que vive no bairro há 38 anos, conta que, junto com outros moradores, vem lutando desde a década de noventa para que a casa volte a ter suas características físicas originais. Ele revela que a residência foi construída por volta do ano de 1860, pela família Neyman, de origem alemã. Mais tarde, transformou-se em uma conhecida hospedaria.
Há indícios de que dom Pedro II, em sua passagem pela capital, tenha freqüentado o local. ?Antigamente, a Avenida Erasto Gaertner era a principal via de acesso de Curitiba ao litoral do Estado. A Casa do Burro Brabo era um ponto de parada bastante conhecido, sendo inclusive considerada um dos primeiros motéis da cidade. Muita gente importante passou pelo local, que é de grande valor histórico para a população curitibana?, afirma.
Nos dias de hoje, a casa se encontra em condições precárias, com o telhado quase que completamente caído e paredes derrubadas.
Depois que as obras forem concluídas, Luiz pensa em conversar com os proprietários e transformar a casa em um espaço cultural.
Responsáveis pela Oca Engenharia e Empreendimentos revelam que o projeto de reforma e restauro da casa já foi aprovado pela coordenadoria do patrimônio cultural da Secretaria de Estado da Cultura.