Casa centenária do São Braz vira mocó de desocupados

Vizinhos reclamam que casa centenária do São Braz virou reduto de mendigos, desocupados e usuários de drogas. Apesar do lixo, do mato e das pichações, a fachada em estilo italiano não deixa enganar: trata-se de uma das várias casas da época da imigração naquele bairro. O contraste é gritante em meio ao movimentado comércio da Avenida Toaldo Túlio.

A administradora da Regional de Santa Felicidade, Maria José Serenato, acredita que a casa deve ter no mínimo 130 anos. “Temos várias casas iguais a esta no bairro. Algumas são tombadas pelo patrimônio histórico e outras não. Esta, por exemplo, não está tombada”, comenta. Mesmo assim, Maria José comenta que o IPTU do imóvel está ativo e em dia, o que significa que existe dono que tem que tomar providências.

Vistoria

Segundo a prefeitura, já foram feitas duas vistorias no local em horários distintos. Na sexta-feira foi aberto processo administrativo para notificar o proprietário, identificado, mas não foi encontrado. A lei de urbanismo exige limpeza do terreno e a vedação frontal do lote.

Comerciantes das redondezas reclamam que o local está em péssimas condições de higiene. “Tiraram uma caçamba de lixo daí de dentro na semana passada de tanto que nós reclamamos para a prefeitura. Um dos cômodos da casa virou latrina. Nem o rapaz que veio fazer a limpeza conseguia ficar aí dentro por causa do cheiro de fezes”, reclama um comerciante que não quis se identificar.

Outra comerciante, que também não quis se identificar, conta que frequentemente vê gente se drogando. “Esses dias tinha um desfilando nu aí. Eles apavoram aqui. Imagina o constrangimento dos meus clientes”, relata.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo