Orientar jovens e adolescentes sobre o perigo de se consumir drogas e os cuidados para se evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além da gravidez precoce, são assuntos que integram uma coleção de cartilhas criadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná e que serão lançadas nesta sexta-feira, às 20hs no Cietep, em Curitiba.
A coleção leva o nome "Aprendendo juntos, Educando juntos" e possui três títulos: Drogas, AIDS e Gravidez Precoce. Esse material foi idealizado pelo projeto Sesi Jovem Vida e Rotary Clube Internacional e tem o objetivo de ampliar as ações voltadas aos adolescentes, desenvolvidas pelas duas entidades.
A coordenadora do Programa Cultural do Sesi, Anna Zetola, ressaltou que as cartilhas serão entregues gratuitamente aos que participarem das palestras, oficinas e eventos voltados a estimular a reflexão e prestar orientação sobre o tema. As atividades são levadas a empresas e sindicatos empresariais, além, é claro, de escolas municipais e estaduais, órgãos públicos, e eventos sociais e esportivos. A meta de 2008 é envolver 15 mil pessoas nestas ações.
A coordenadora ressaltou que todos devem se envolver. "Não podemos esperar só que o governo realize ações, toda a sociedade tem que se movimentar para combater as drogas, combater esse problema sério que é jovens perdendo sua adolescência engravidando com 12 anos."
Projeto Jovem Vida
Segundo José Antônio Fares, este projeto atende a uma reivindicação industrial que sugeria mais ações que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. "O projeto surgiu como resposta aos debates realizados durante o Movimento Empresarial pela Saúde, articulado pela Fiep, através do Sesi", explica Fares.
Este Movimento, que foi desenvolvido em 2006, identificou as principais necessidades nesta área, através de encontros e reuniões de trabalho com profissionais da área, ligados ao poder público, organizações não governamentais e indústrias. Os encontros aconteceram em Curitiba e região metropolitana e no interior, num total de 17 cidades.
Nos encontros, o Movimento Empresarial pela Saúde identificou três prioridades principais, representando 65% do total dos apontamentos: a necessidade de campanhas de prevenção ao uso de drogas, AIDS e DST’s e a gravidez precoce, tendo os jovens como o principal público-alvo. Motivo pelo qual eles foram abordados nas cartilhas do Sesi.