Motoristas que passarem da habilitação provisória para a definitiva não precisarão, a partir de segunda-feira, ir até a unidade do Detran para fazer foto e biometria para o novo documento. Para motoristas que não registrarem nenhuma infração durante a habilitação permissionária, a carteira de motorista será emitida automaticamente e entregue em casa, pelos Correios. Com isso, o Detran espera tirar 183 mil pessoas por ano dos balcões de atendimento e diminuir o tempo de espera dos usuários.
A habilitação permissionária vale por um ano a partir da aprovação do candidato nos testes de direção exigidos por lei. O cidadão receberá a carta de aviso de vencimento da CNH provisória, junto com boleto para pagamento da taxa referente à emissão do documento. Aqueles que tiverem infrações serão informados da necessidade de refazer o processo.
“O Detran, seguindo orientação do governo, está se modernizando. Investimos em serviços e ações para que o cidadão seja cada vez mais bem atendido, no menor tempo possível, sem burocracia. Além de beneficiar este grupo de motoristas, vamos desafogar o atendimento e facilitar a vida dos demais usuários, que enfrentarão menos filas”, disse o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.