Pessoas idosas que não conseguiriam pagar um plano de saúde, ou consumidores que não utilizam serviços médicos e odontológicos com freqüência, agora têm mais uma alternativa para obter assistência de saúde. Vendido em bancas de jornais, o cartão de descontos Global Card Saúde oferece, pelo período de seis meses, preços mais baixos do que a média de mercado para consultas, remoções de emergência e exames laboratoriais.
?Não podemos ser considerados um plano, somos um convênio de descontos elaborado especificamente para a área de saúde?, afirmou Nery Malucelli, sócio diretor da Global Administradora de Convênios, que elaborou e responde pela iniciativa do cartão. Segundo ele, a inspiração veio de serviços semelhantes comercializados nos Estados Unidos. Além de obter serviços médicos e odontológicos a preço mais baixo, quem é filiado ao Global Card Saúde tem descontos em uma grande rede de farmácias e na compra de remédios homeopáticos e de manipulação. Lançado no final de maio, o cartão já contaria, segundo a Global, com cerca de seis mil associados. ?Hoje mesmo vendi dois?, afirmou Terezinha Vilela, dona da banca que fica no centro de Curitiba, uma das duas em Curitiba que vendem a novidade.
Alternativa
A iniciativa é semelhante ao Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), que no Estado é administrado pela Associação Médica do Paraná (AMP). Neste convênio, a pessoa se cadastra e, sem pagamento de nenhum tipo de mensalidade, pode usar serviços de saúde pagando valores baseados na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Segundo a chefe da divisão jurídica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Marta Favreto Paim, a empresa deve responder no órgão caso algum conveniado se recuse a atender com os descontos oferecidos. ?Também têm que ficar bem claras as limitações do convênio?, disse.
