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O grande movimento de caminhões vem atrapalhando o trânsito na marginal da BR-476 (antiga BR-116), nas proximidades do cruzamento com a rua Leonel França, na Vila Fany, em Curitiba. Na região, existem muitas agências de gerenciamento de cargas. Para ter acesso a elas, os caminhoneiros acabam parando seus veículos nas laterais da marginal, tornando o trânsito lento e potencializando os riscos de acidentes.

Segundo o motorista de kombi Marcos Aurélio Rodrigues do Nascimento, que trabalha com transporte de pisos e azulejos e periodicamente passa pela marginal da estrada, os veículos pequenos quase não têm espaço no local. Os caminhões prejudicam a visibilidade na pista e ainda colocam em rico a segurança de todos ao serem manobrados. "É bastante perigoso. Quem passa pela marginal deve tomar muito cuidado", aconselha.

Na opinião do taxista Darlan Marcos de Almeida, falta consciência aos caminhoneiros, que geralmente, ao estacionarem, acabam ocupando todo o acostamento e também invadindo espaço da pista. "Muitas vezes, eles param até na contramão. São veículos grandes e que ficam em grande quantidade na marginal. Quando eles chegam, o trânsito fica bastante tumultuado", diz.

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Na opinião do também taxista Mozart Uvande Nogueira, que trabalha na rua Leonel França, o principal incômodo ocorre quando os caminhões são estacionados no espaço reservado aos táxis. O problema acontece no decorrer da madrugada. "Muitas vezes eu chego de manhã e tem um caminhão estacionado no ponto de táxi. Às vezes o caminhoneiro não está dentro ou está dormindo e eu não consigo parar meu táxi no ponto", conta.

Grande parte dos caminhoneiros admite que seus veículos realmente tumultuam o trânsito na marginal. Eles se queixam da falta de um lugar específico e espaçoso para que os caminhões possam ser estacionados. "Não temos um lugar apropriado para ficar. Então, para poder conseguir frete, precisamos estacionar nas laterais da marginal. Realmente atrapalha um pouco o trânsito, mas não tem outro jeito", comenta o caminhoneiro Jair Rodrigues da Silva, que está na atividade há cinco anos e tem residência em Curitiba.

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Prefeitura

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a situação será resolvida com o projeto do Eixo Metropolitano, que deverá ter continuidade na gestão do prefeito Beto Richa e irá mudar o perfil das BRs 476 e 116, estabelecendo limites de velocidade, zoneamento e desvios para veículos pesados. A área da marginal em que os caminhões costumam ficar estacionados está compreendida na primeira fase do projeto, que ainda não tem data prevista para ter início.