Treze veículos puramente elétricos foram incorporados nesta quinta-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – à frota pública de Curitiba. Trata-se da primeira etapa do projeto Ecoelétrico, que reafirma a capacidade inovadora da cidade nas áreas de mobilidade e meio ambiente. Os veículos serão utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo.

continua após a publicidade

Desenvolvido em quatro fases, de 2014 a 2020, a operação começa já com a Copa do Mundo. Nesta primeira etapa, o projeto conta com cinco veículos Zoe, três Kangoo Z.E, dois Twizy e três miniônibus, repassados em comodato pela Itaipu Binacional e Aliança Renault Nissan à Prefeitura por dois anos.

O Ecoelétrico é um projeto de parceria entre Município, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal. Também se configura como a primeira ação da capital paranaense para o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C-40, em Johanesburgo, África do Sul.

“Nossa gestão tem a preocupação de aliar melhoria na qualidade de vida dos moradores da cidade com a preservação do meio ambiente. Através desta parceria estamos dando um grande passo para que o carro elétrico seja adotado no Brasil”, afirma o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

continua após a publicidade

O vice-presidente da Renault, Alan Tissier, disse o carro elétrico não é um protótipo, mas uma realidade. “É a cara de Curitiba. Uma ideia ambiciosa com compromisso de sustentabilidade ambiental”, afirmou. A diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, disse que além de todos os benefícios ambientais, o ecoelétrico ainda vai proporcionar indicadores e análise do desempenho do projeto.

Postos

continua após a publicidade

A operação do Ecoelétrico compreende ainda a instalação de dez postos de abastecimento (eletropostos) sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Eles serão instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura- Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim Botânico.

Todo o sistema será monitorado online com a atualização de indicadores sobre CO² poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas e poderá ser acompanhado pelo endereço: www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br. Cada usuário receberá um cartão com o qual terá a permissão para abastecer o veículo e ainda acompanhar informações sobre a performance como autonomia e carregamento.