Carros de som alertam sobre ligações de esgoto

Com a ajuda de equipamentos de som, unidades móveis da Sanepar percorrem os balneários do Paraná, neste final de semana (24 e 25), para estimular os proprietários de imóveis de Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná a realizar a ligação à rede de esgoto. No final do ano passado, a Sanepar entregou obras no valor de R$ 108 milhões que complementaram o sistema de esgoto do litoral, garantindo o benefício para mais de 53 mil habitantes de Matinhos e Pontal, com uma projeção de atendimento da demanda até 2015.

As unidades móveis, que estão equipadas para fornecer informações aos veranistas, vão reforçar a divulgação do programa Se Ligue na Rede. Com o desenho de uma gaivota, símbolo do programa, os veículos chamam a atenção dos veranistas, que podem esclarecer dúvidas sobre como fazer a correta ligação na rede coletora de esgoto.

Nas unidades móveis, que são equipadas com computador e impressora, os clientes também contam com atendimento comercial, sendo possível obter segunda via da fatura, informações sobre a Tarifa Social e outras ações da Sanepar.

Segundo a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, embora o foco das unidades móveis seja o Se Ligue na Rede, a Sanepar amplia o atendimento ao cliente. “Todas essas ações são fundamentais para a melhoria da balneabilidade e complementam os grandes investimentos feitos até agora”, acrescentou.

Fiscalização

Em três semanas de fiscalização das ligações de esgoto dos imóveis no litoral, a Sanepar constatou que 54% dos vistoriados apresentaram problemas e 20% estavam fechados. Dos 1.580 imóveis onde as equipes conseguiram entrar, 853 tinham alguma irregularidade e em 727 as ligações estavam corretas. Em 388 imóveis não havia moradores ou proprietários.

Devido aos prazos legais que os donos de imóveis têm para regularizar sua situação junto à Sanepar, do total de imóveis vistoriados, as blitze ambientais, até o momento, já tiveram condições de lacrar 70 pontos de esgoto lançado diretamente nos rios e canais que deságuam no mar. A fiscalização já emitiu 42 notificações (último aviso para regularização) e efetuou 17 autuações (multas emitidas pela autoridade ambiental), em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Morretes.