Foto: Chuniti Kawamura/O Estado

Para evitar transtornos na viagem, uma passagem no mecânico.

continua após a publicidade

Família reunida para viajar. Todos entram no carro e pegam a estrada. Alguns minutos depois, o veículo pára por um problema mecânico no meio da rodovia. Ou pior: acontece um acidente ocasionado pela falha nos freios. Para não colocar a vida dos familiares em risco, e evitar transtornos durante a viagem, os motoristas devem fazer uma revisão completa dos carros antes de partir para a estrada.

Infelizmente, essa rotina ainda não virou hábito para muitos brasileiros. "É só ver a quantidade de carro fervendo na beira da estrada na Serra do Mar no domingo à noite", cita o mecânico Niwaldo Phillipps Júnior, da Mecânica Phillipps, dando um exemplo do que acontece quando o motorista não faz um check-up completo de seu veículo. De acordo com ele, é essencial verificar os freios, o terminal de direção, o pivô das rodas, a iluminação (faróis, lanternas, pisca) e o radiador, justamente para não deixar o carro ferver.

Além desses itens, o mecânico José Pedro Tadeu Ribeiro, da Oficina Mecânica Tadeu, aconselha a revisão dos pneus, correias, extintor e cinto de segurança. Os filtros e o óleo devem ser trocados. "Fazendo a revisão, quem está no carro vai e volta tranqüilo. O check-up é essencial", afirma Ribeiro.

Apesar de muitos motoristas ainda não terem esse hábito, as oficinas apresentam movimentos superiores nesta época em relação ao restante do ano. Tanto Ribeiro, quanto Phillipps Júnior, registraram um aumento de 50% no número de atendimentos neste mês. "Quase todos os meus clientes deixaram o carro na oficina para a revisão. É tanto trabalho que já não pego mais serviço", comenta Ribeiro.

continua após a publicidade

Alguns proprietários de veículos podem até usar os valores gastos como desculpa para não fazer a revisão. Mas os mecânicos alertam: quem faz a manutenção do carro durante todo o ano, não desembolsa muito na revisão. "Na revisão, apenas se troca o necessário", explica Ribeiro.