O Centro de Controle de Zoonoses de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, em parceria com estudantes de Medicina Veterinária da UFPR, vem realizando um trabalho de cadastramento de cavalos de carrinheiros que atuam no município. A meta é cadastrar cerca de cem animais.
Ontem, das 8h às 17h, vários carroceiros compareceram ao local. Eles eram convidados a responder a um questionário, informando sobre as condições de trabalho do animal. As perguntas eram referentes à carga horária, tipo de carga transportada, alimentação, condições do casco, entre outros assuntos.
?O objetivo do cadastramento é ensinar os carroceiros sobre como manter a saúde de seus animais. Além disso, queremos melhorar as condições de trabalho tanto dos cavalos quanto de seus proprietários?, explicou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Cláudio Eduardo Feitosa.
Depois que os carroceiros respondiam ao questionário, seus animais recebiam uma dose preventiva de vermífugo e passavam por exame de saúde geral, incluindo coleta de sangue (para verificação, entre outras coisas, de anemia) e de fezes (para identificação de presença de parasitas). O cadastramento deve ser realizado periodicamente até o final do ano.