Cento e cinqüenta carrinheiros do Paraná, que trabalham com a coleta de materiais recicláveis, estão participando do 1.º Congresso Latino-Americano da categoria, que teve início ontem, em Caxias do Sul (RS). O ônibus com a delegação paranaense partiu na noite de anteontem e chegou a Caxias no início da manhã de ontem.

Segundo o assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade que auxilia os carrinheiros através da Agência de Desenvolvimento Solidário, Gustavo Erwin, o evento deve reunir cerca de mil coletores de toda a América Latina. “Durante o congresso, os carrinheiros terão a oportunidade de trocar experiências e discutir problemas em comum”, afirma.

Os paranaenses, que atualmente estão com a intenção de criar uma Federação, poderão, por exemplo, conversar com coletores do Rio Grande do Sul, que já se mostram mais organizados. Os trabalhadores terão a chance de saber mais sobre como se ter controle total sobre o processo de reciclagem, desde a coleta até a comercialização dos produtos. “Os paranaenses desejam ser remunerados pelo serviço que prestam”, explica Gustavo. “Querem que as prefeituras criem um fundo com recursos a serem utilizados no desenvolvimento de projetos de cooperativa. No congresso, poderão obter mais informações sobre o assunto.”

Nas palestras e outras atividades, também serão enfocados durante o evento temas como gestão de resíduos sólidos, papel dos carrinheiros na sociedade e como combater o preconceito ainda presente em torno da função de coletor. Após o término do congresso, os carrinheiros rumam para Porto Alegre, onde participarão do 3.º Fórum Social mundial, que tem início na próxima quinta-feira.

continua após a publicidade

continua após a publicidade